top of page
Trabalho em Equipe bem sucedida

EDUCANDÁRIO 40 ANOS

Foram 40 anos que, como a própria vida, apresentou intempéries, tempestades, mas sobretudo, fé, esperança, humildade e humanidade. Mesmo nos momentos mais angustiantes em que a embarcação ameaçou um naufrágio, a equipe segurou o manche, sob a liderança firme de Maria Santíssima e a dedicação ímpar de Maria Ivete e todo seu grupo de profissionais, alunos e familiares, pavimentou seu caminho rumo ao encantamento. Nessas 4 décadas, podemos afirmar que somos muito mais que uma Escola, fomos e somos uma escolha, um princípio.  E quem se dispõe a estar conosco nesta trajetória, que envolve excelência em educação e valores, comemora também, afinal fazemos parte da mesma história.

Nessa viagem, muitos rostos novos, parcerias construídas, trabalho, dedicação integral, um enorme desejo de ser melhor e fazer melhor a cada novo dia, com muitas histórias para contar e compartilhar. Parodiando Tim Maia, “Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito pra contar, dizer que aprendi”.


Sim, aprendi com você mãe, pai, aluno, professor, profissionais administrativos, limpeza, portaria e vigilância, aprendi que como dizia Carlos Drummond de Andrade, “contribuir para a educação do ser humano à vida, numa palavra, se chama felicidade”. E é esta felicidade que toma conta de nosso coração, a emoção do dever cumprido, a certeza de novos desafios que se apresentam a cada dia. No olhar terno e carente de um abraço, no sorriso ainda tímido da criança que chega e reluta em ficar no primeiro dia, mas logo não deseja ir embora e não sai sem antes dizer... “tia, eu te amo”!

E lembrando o maior educador que nosso planeta já viu, JESUS, na parábola do semeador, “saiu aquele que semeia a semear”, e a semente EDUCANDÁRIO, nesses 40 anos, caiu em boa terra, frutificou e rendeu.

Os frutos estão espalhados na comunidade de Paracuru e região, uma marca que ficará para sempre na terra desbravada por Vicente Pinzón, fazendo jus ao conceito da palavra pedagogo, condutor de crianças, porque crianças somos todos que temos sede de saber, conhecer, aprender e sobretudo AMAR, amar incondicionalmente, sob a luz do conhecimento que aflora do seu íntimo e faz florescer o ser divino que há em nós.

Assim como o filósofo Sócrates que batiza o seu método filosófico, inspirado em sua mãe, parteira, o Educandário, tem se esforçado continuamente, sob a inspiração de N. Sra. Para acolher, confortar e inspirar muito mais que corações e mentes e para reforçar essa afirmação, vamos buscar a inspiração no educador Rubem Alves, que nos traz a seguinte pérola sobre o ato de educar: “Que lindo e simples resumo da tarefa da educação: plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. Aprender construindo. Aprender fazendo. Para que as crianças possam brincar. Para que os adultos possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos (…)” 
Por isso, como diria mais uma vez Tim Maia, “Ver na vida algum motivo pra sonhar, Ter um sonho todo azul, azul da cor do mar”.


Azul que Educa com excelência, 
Azul que contrariando a química, aquece e inspira, 
Azul Educandário que abraça e acolhe cada coração, 
Construindo e reconstruindo histórias 
E acreditando, como diria Renato Teixeira e Almir Sater, que “Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”.


Educa, Educandário, há 40 anos, em sua abençoada missão.
Cosme França – 24/05/2018

 

bottom of page